O estudo contabilizou 192 empreendimentos lançados em todo o País, com preço médio do metro quadrado de R$ 7,9 mil. Só em São Paulo, foram 60 lançamentos, com VGV* (Valor Geral de Vendas) total de R$ 5,6 bilhões, equivalente a 41% de todo o VGV de imóveis comerciais do país.
Ainda de acordo com a Lopes, 26.512 (equivalente a 70%) das 38.804 unidades de conjuntos comerciais lançadas no País estava na Região Metropolitana de São Paulo ou na Grande Rio de Janeiro.
“Os lançamentos de conjuntos comerciais estão cada vez mais presentes e acompanham o desenvolvimento residencial em diversos municípios. Geralmente bairros que sofrem verticalização por lançamentos residenciais verticais, em seguida, recebem lançamentos de conjuntos comerciais, pois os novos moradores demandarão serviços em geral que cada vez mais são oferecidos em salas comerciais”, explica a diretora da área de Inteligência de Mercado da Lopes, Cristiane Crisci.
Hotéis e flats
Segundo o levantamento, foram lançados 21 empreendimentos do tipo hotel/flat no ano passado, com um total de mais de 6 mil unidades.
“[O número] ainda é insuficiente para a demanda prevista, o que nos faz acreditar ainda mais nesse segmento de mercado, pois há dificuldade em encontrar unidades hoteleiras em diversos municípios do país e receberemos grandes eventos como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016”, aponta a executiva.
*O VGV é um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento que será lançado
Nenhum comentário:
Postar um comentário