Você sabia que uma reforma na fachada do seu prédio pode valorizar em até 40% o valor do seu imóvel? Acredite, além de preservar o seu patrimônio, uma restauração externa em um condomínio pode ampliar o potencial de negócios para todos os moradores. A modernização da fachada traz mais vantagens até do que as reformas internas, que aumentam, no máximo, em 10% o valor de venda das unidades.
"Mas esta reforma deve acompanhar as necessidades atuais dos moradores. Se existe uma infiltração, por exemplo, é uma prioridade. Um problema elétrico, também", explica Frederico Mendonça, diretor da imobiliária Arrecifes e autor do livro Administração de imóveis. Segundo ele, depois das falhas estruturais, o trabalho mais importante na restauração de um prédio é a modernização da sua fachada, que inclui a mudança de pintura e pastilhas por cerâmica, granito e até porcelanato. "Este tipo de material resiste melhor ao nosso clima, que tem períodos de sol forte intercalados com chuva intensa", considera.
Bezerra disse que condomínio fez reforma por necessidade, mas moradores aproveitaram para embelezar a fachada
E é justamente isso o que o condomínio Nossa Senhora da Aparecida, nas Graças, está fazendo. Jaziel Bezerra, síndico dos dois blocos, explica que a reforma foi motivada por necessidade, mas que os moradores aproveitaram para embelezar a fachada dos prédios. "A gente encontrou uma infiltração e resolveu trocar tudo. Só mudamos a fachada da frente, pois faremos a obra em etapas, mas já sentimos uma valorização de 45% no preço dos imóveis".
Outra dica dada pelo empresário é a unificação das janelas e varandas dos prédios mais antigos, que costumam ser personalizadas. "Esse trabalho nunca deve ser feito por conta própria. Sempre que for necessária uma intervenção na fachada do prédio, o síndico desse condomínio tem que chamar um engenheiro ou arquiteto", completa. De acordo com Frederico, fora o embelezamento, as alterações que mais valorizam os imóveis de um condomínio são a criação de área verde, ampliação de vagas de garagem e construção de um playground ou piscina.
A consultora jurídica do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE), Libânia Almeida, concorda com Frederico Mendonça, mas ressalta que um ponto essencial no processo de reformas é a criação ou ampliação da taxa extra do condomínio. "Antes de pensar em restaurar a estrutura do seu prédio, se não for uma obra de urgência, o ideal é passar de um a dois anos juntando dinheiro no caixa reserva para não dar margem a problemas entre os moradores", esclarece a consultora.
E outra medida que evita discussões entre os condôminos é a convocação de assembleias para quaisquer decisões referentes à aplicação do dinheiro economizado. "Quando a obra é necessária, uma aprovação de 50% mais um é o bastante. Já nas obras de embelezamento, é preciso o apoio de dois terços dos moradores". Para Libânia Almeida, obras de manutenção da calçada e de construção de rampas e corrimões nas escadas também devem ser encaradas como emergências dentro de um edifício. "A lei é clara. Cuidar da calçada é obrigação dos proprietários e beneficia toda a comunidade. E itens de acessibilidade são obrigatórios", completa.
Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.
ResponderExcluir