quarta-feira, 13 de setembro de 2017

4 Coisas Sobre Documentação Imobiliária Que Todo Corretor Precisa Saber

O conhecimento sobre documentação imobiliária são de extrema importância para que os corretores façam corretamente todo o processo de legalização de um imóvel, permitindo assim a venda e negociação efetiva de bens imóveis.
É a obrigação de todo corretor ter amplo conhecimento dessa documentação que é sempre inclusa na venda ou compra de imóveis. Isso porque seus clientes podem ter dúvidas sobre a documentação imobiliária, seus trâmites, como são feitos e para que serve cada tipo de documento.
Pensando nisso, viemos aqui falar hoje informações imprescindíveis para qualquer corretor que deseja ter sucesso com seus clientes. Muitos clientes gostam de ter todas as informações explicadas nos mínimos detalhes, porém, é o trabalho do corretor ter essa informação para seus clientes da forma mais simples possível.
Mostrar seu conhecimento e fluidez, além das formas claras que você irá lidar com toda a documentação imobiliária poderá te proporcionar uma vantagem única em negociações e vendas, garantindo que seus clientes se sintam mais seguros com você ao lado.

Tudo Sobre A Documentação Imobiliária


Existem diversos tipos de diferentes documentos que é necessário conhecer para que você consiga com maior praticidade explicar para seus clientes, tanto a serventia de tais documentos, como o funcionamento das documentações.

1. A Escritura

Também chamada de título de propriedade de um imóvel, a escritura obrigatoriamente precisa estar registrada no órgão competente, o Registro de Imóveis, para que possa ter qualquer valor contra terceiros.
Esse é o documento mais importante ao ser apresentando durante a venda de um imóvel, pois neles estão os detalhes da aquisição realizados pelo vendedor, que são importantes para quem está comprando. É através da escritura que o imóvel é transferido a outra pessoa, sendo regularizada e registrada.

2. Certidão De Ônus Reais

Um importante documento para a realização da compra de um imóvel, pois nela há todo o histórico do imóvel, podendo com ela ser confirmado o nome do registro atual, ou seja, o proprietário.

3. Certidão Vintenária De Ônus Reais

Uma versão um pouco diferente da certidão de ônus reais, diferindo principalmente no registro de atividades. A Certidão Vintenária mostra dados do histórico do imóvel datando os últimos 20 anos.

Quais são as certidões para compra de imóvel?

 0
Para te ajudar a se planejar para esse momento, listamos abaixo as principais certidões e documentos para compra de imóvel. Confira!

Certidões e documentos do vendedor para a compra de imóvel

Assim como em outras atividades de negociação, para a compra de imóvel é importante que o comprador sele uma relação de confiança com o vendedor. No entanto, as certificações legalizam e garantem que a venda estará dentro dos parâmetros da lei. Por isso, além dos documentos básicos de identificação, como RG e CPF, o vendedor do imóvel precisa disponibilizar outras certidões para a efetivação da compra de imóvel, são elas:

Certidão de casamento ou união estável com regime de bens

Essa documentação mostra ao comprador que o cônjuge ou companheiro precisa está ciente e de acordo com a venda do imóvel.

Certidões negativas

É muito importante que durante o processo de compra de imóvel, o vendedor comprove que não possui dívidas tributárias e trabalhistas, que não está sendo processado e que não há nenhuma interdição judicial que o impeça de vender os seus imóveis. Para isso, são necessárias as seguintes certidões:
  • Certidão de protesto, obtida em cartório;
  • Certidão sobre ações cíveis e criminais, disponível no site da Justiça Federal; E TJSP
  • Certidão de quitação dos tributos federais, que pode ser solicitada no site da Receita Federal;
  • Certidões de ações trabalhistas, obtidas no site do Tribunal Superior do Trabalho;
  • Certidão de interdição, tutela e curatela, disponível em cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas.

Documentação da casa ou do apartamento colocado à venda

Além das certidões do vendedor, para a compra de imóvel é preciso alguns documentos que comprovem a regularidade da casa ou do apartamento que está sendo adquirido. As principais certidões para compra de imóvel são:
  • Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, com registro no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão negativa vintenária de ônus reais, que aponta todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida pendente;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações, que mostram se o imóvel foi vendido informalmente a outro comprador;
  • Certidão negativa de impostos emitida pela prefeitura local ou cópia dos comprovantes de pagamento do IPTU dos últimos cinco anos;
  • Cópia autenticada do IPTU referente ao ano da compra de imóvel e os comprovantes emitidos pela prefeitura local das parcelas pagas até o fechamento do negócio;
  • Documento da planta do imóvel aprovado pela prefeitura e assinado pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do registro profissional;
  • Em caso de apartamento, também é necessária a certidão negativa de débitos condominiais.
O processo de compra de imóvel reúne diversas incumbências para os compradores e vendedores. Por isso, é importante se organizar e conhecer todas as certidões e documentos necessários para efetivar a compra de imóvel sem dores de cabeça. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a compra de imóvel, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário